*

Blog com temas geográficos e atualidades voltado para estudantes, professores e candidatos ao Enem.

terça-feira, 29 de junho de 2010

A miséria que o país da copa nao mostra

Blikkiesdorp é um “conjunto habitacional” erguido na Cidade do Cabo, na África do Sul pelas autoridades locais com o intuito de oferecer um teto aos menos favorecidos do local.
Pobres levados para longe dos holofotes voltados à Copa. O governo sulafricano os escondeu num acampamento a 45 km do centro, varrendo-os das imediações do Green Point Stadium – hoje área de exclusão delimitada pela Fifa. Famílias vivem isoladas em pequenos contêineres, numa área cercada por grades, de onde não podem sair à noite.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Hacker tira matéria e pauta do site da Câmara de Campo Grande

 
Fonte:Marco Eusébio

Hackers invadiram o site da Câmara dos Vereadores de Campo Grande na manhã de hoje. Os piratas virtuais colocaram mensagens em inglês tipo como "Owned by gelhacker" (Possuído por gelhacker), um símbolo de sorriso ":D" e um palavrão em português no lugar da pauta das sessões desta terça e quarta-feiras e de uma matéria em que o vereador Carlão (PSB) afirma apoio à candidatura do advogado Fábio Trad (PMDB) para deputado federal. Foi atingida também a enquete do site que pergunta "Você concorda com os serviços de manobrista Valet Service realizados diante de comércios da Capital?" referente a manobristas que atuam em frente a bares, restaurantes e lanchonetes da cidade principalmente à noite. O sistema foi restabelecido ainda pela manhã. O assessor de imprensa da Câmara, Carlos Kuntzel, registrou Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Policial. Na delegacia, entretanto, não foi possível registrar como crime virtual pois este não é previsto nos códigos de ocorrências da Polícia Civil estadual.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Deputado de MS agrediu reporter do CQC Band

Acostumada a fazer humor agressivo, a equipe do programa CQC, da Band, levou a pior ao tentar tapear o deputado federal Nelson Trad (PMDB-MS). A produção do CQC afirmou à Folha de S.Paulo que sua equipe foi agredida pelo parlamentar de Mato Grosso do Sul. Não foi registrado boletim de ocorrência, mas as imagens irão ao ar hoje à noite no programa. Os integrantes do programa dizem que um cinegrafista teve a roupa rasgada e parte do equipamento danificado e a repórter-humorista Mônica Iozzi (na foto, perseguindo o deputado em corredor do Congresso) chegou a ser empurrada.


O episódio ocorreu durante gravação na semana passada na Câmara. Sob argumento de fazer uma "reportagem" sobre abaixo-assinados no Congresso Nacional, eles colocaram uma moça para recolher assinaturas de congressistas, que assinavam o protesto sem olhar o que estavam assinando. Nelson Trad assinou. Ao ser informado em seguida de que se tratava de um abaixo-assinado pedindo inclusão de um litro de cachaça no Bolsa Família, se irritou com a armação e a chacota.


A notícia no site da Folha Online na tarde de hoje recebeu uma série de comentários, contra e a favor do programa. Alguns leitores aplaudiram a "pegadinha" do CQC. "Viva a imprensa livre. Povo livre... imprensa livre. Os imolados que procurem a justiça em casos de erros. Justiça também livre e autônoma. Além disto é ditadura pura", escreveu um leitor que se identificou como Ilton Ramalho, de Vila Velha (ES). Outro, identificado como Antônio Lacerda, que não citou a cidade, afirmou: "Acho que o deputado errou. Deveria ter tido uma reação mais agressiva,pois ele foi ultrajado por uma brincadeira absurda e sem graça. o CQC não faz jornalismo, mas piada com a imagem das pessoas, debochando e pilheriando. Se fosse comigo, levariam um murro".

Link do vídeo galera:

terça-feira, 15 de junho de 2010

Estreia fria dentro e congelante fora de campo


  
Estação meteorológica próxima de Ellis Park, junto à rodovia M27, indicava 2,7ºC no exato momento do começo do jogo entre Brasil e Coréia do Norte. No final da partida, a mesma estação acusava 1,6ºC. A sensação térmica, contudo, era negativa devido ao efeito do vento. As madrugadas vão seguir bastante frias em Johanesburgo até o fim de semana. Projeção de hoje da MetSul Meteorologia para o horário do jogo no domingo em Johanesburgo, em Soccer City, entre Brasil e Costa do Marfim é de 4ºC a 5ºC.
 Diversos pontos da África do Sul de maior altitude amanheceram ontem cobertos de neve (foto acima). Em algumas localidades de Western Cape, foi a primeira neve em quase 20 anos. Estradas chegaram a ser bloqueadas. Nevou até em Table Mountain, montanha junto à Cidade do Cabo, na maior precipitação no local desde 2003. Segundo o governo local, o frio teria provocado a morte de pelo menos 500 pinguins africanos recém nascidos em um parque nacional. (Imagens cortesia do Wunderground e News24) 
Informou: metsul





sábado, 12 de junho de 2010

Aquecimento Global ?

Vídeo um pouco sensacionalista, mas bem bolado. Vale apena conferir, pois causa um forte impacto.
Observação: Segundo os responsáveis pelo vídeo, nenhum animal foi ferido durante a produção do filme.



sábado, 5 de junho de 2010

Frio no outono

Coração polar passa sobre o Sul do Brasil

Muitos alunos fizeram-me vários questionamentos em relação as baixas temperaturas desse ano em especial na região de MS, abaixo um texto para compreenção de fenomenos atmosféricos
- Boa leitura!

O Inverno vai começar oficialmente só no dia 21 de junho, às 8h28, pelo horário de Brasília. Esta data é definida por cálculos astronômicos e não significa que o frio começará só depois dela. A atmosfera não funciona com hora marcada. As condições meteorológicas sobre a América do Sul já estão com características de Inverno há mais ou menos 1 mês.
Todas as ondas de frio que chegam ao Brasil nascem na Antártica e ficam mais fortes no decorrer do outono e do inverno porque o continente gelado praticamente não recebe aquecimento solar nesta época. O inverno antártico começa antes do 21 de junho. Sem o sol para aquecer, o ar na Antártica também vai ficando mais gelado. O ar polar vai se desprendendo da terra dos pinguins e viaja com os ventos chegando a Argentina, ao Brasil. A nova onda de frio que está entrando no Brasil veio com características especiais. O ar gelado passou sobre os Andes na parte mais alta ao norte da cordilheira, entrou pelo extremo norte do Chile e da Argentina e vai passar pelo centro-sul do Brasil nos próximos dias. Este caminho é especial e faz com que o ar polar chegue ao Brasil muito seco e também com maior poder de frio. O ar polar que se enche de umidade marítima é menos gelado.
Esta semana será realmente gelada no centro-sul do Brasil. A parte mais fria da massa polar passa exatamente sobre o Sul do país entre este domingo e a segunda-feira.  É o coração da massa polar que vai passar sobre a Região Sul. Com a presença do ar muito frio, a falta de nuvens durante a noite e o menor número de horas de sol que já se tem neste época do ano, o resfriamento será muito acentuado e temperaturas próximas de zero grau devem ser observadas em grande parte da Região Sul. Muitas áreas da Região vão amanhecer o domingo e a segunda-feira com geada, que é o gelo que se forma no solo com o congelamento do orvalho. A geada em pequena quantidade e fraca é bonita. A geada forte e ampla também dá um visual bonito, mas prejudica muito a agricultura pois queima as plantas, os pastos e os prejuízos financeiros são grandes também.
Fonte: climatempo