Subsistência intensiva na Ásia
A importância das Monções está diretamente relacionada à sobrevivência do povo asiático ligado à cultura do arroz (rizicultura)
No sul e sudeste da Ásia, nas vastas planícies e vales fluviais de clima tropical, o arroz é o principal alimento há milênios. O ciclo produtivo da rizicultura acompanha o fenômeno das monções.
As massas de ar se deslocam dos centros de alta pressão para os de baixa pressão. O aquecimento diferencial da Terra durante as diferentes estações do ano provoca o deslocamento desses centros.
Entendendo o clima de monções:
No inverno do hemisfério norte, os centros de alta pressão geram massas polares no continente asiático. Essas massas de ar secas (porque foram formadas sobre o continente) se deslocam para o sul, em direção aos centros de baixa pressão provocando estiagens ou secas prolongada. São as monções de inverno também conhecidas como Continentais.
No verão forma-se um centro de baixa pressão sobre o continente. As massas equatoriais e tropicais se deslocam para o norte, em direção a esse centro. Nesse deslocamento, passam pelo Oceano Índico e ganham umidade. por isso, provocam chuvas de verão torrenciais no sul e sudeste do continente causando enchentes e inundações. São as monções de verão.
Lembrando:
Monções são ventos que sopram, durante o verão, do Índico para a Ásia Meridional e, durante o inverno, da Ásia Meridional para o oceano Índico.
Pelo visto as monções de verão chegaram com muita intensidade neste ano, assolando grande parte da Asia meridional, seria mais um aviso de formação de La ninã ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário