*

Blog com temas geográficos e atualidades voltado para estudantes, professores e candidatos ao Enem.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Seca nos EUA encarece alimentos no Brasil

Do jornal O Globo: 
 
A seca que castiga as regiões produtoras de grãos nos EUA já se traduz em preços mais elevados no Brasil. No atacado, os principais grãos — soja, milho e trigo — ficaram até 33% mais caros desde maio (às vésperas do início da estiagem) no mercado brasileiro. O Brasil é grande produtor de grãos, mas como essas commodities são cotadas no mercado internacional, a quebra de safra nos EUA afeta diretamente os preços praticados aqui.
 
É uma questão de tempo — ou de dias — para que o consumidor também pague parte dessa conta. Tanto que, preveem especialistas, as cotações mais elevadas devem aparecer já na próxima divulgação da inflação oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente a agosto. Carnes de frango e de porco (que usam farelo de soja e de milho como ração), além de óleo de soja, pães e macarrão devem ficar mais caros também no varejo. 
 
Para alguns consultores, com a estiagem que vai pressionar a inflação de alimentos é possível que o governo deixe um novo reajuste da gasolina só para o ano que vem.
 
Leia a íntegra clicando aqui em O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário