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segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Brasil poderá ter "década perdida" em termos econômicos

Transporte: jornal vê risco de 'década de solavancos' em crescimento

Atualizado em  23 de setembro, 2013 - 07:01 (Brasília) 10:01 GMT >> http://www.bbc.co.uk
Estrada em SP. Foto: Reuters
Situação das estradas brasileiras é entrave para crescimento econômico, diz jornal
Um artigo publicado no jornal britânicoFinancial Times nesta segunda-feira afirma que o Brasil precisa lidar com problemas no setor de transporte e logística para evitar o risco de "condenar o país a uma década perdida em termos de crescimento econômico".
O texto, intitulado "Bumpy Decade" ("Década de Solavancos") e assinado pelo correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy, diz que o governo federal está buscando resolver diversos entraves de infraestrutura, e cita os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – de R$ 1 trilhão – e as tentativas de leilões de concessões de estradas.

Os leilões de projetos de infraestrutura seriam importantes para ajudar o país a melhorar o seu índice de crescimento, mas eles não estariam tendo o desempenho esperado.Segundo o Financial Times, apesar de todos os esforços, a parcela que os investimentos representam do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ainda é inferior a de outros países de dimensões parecidas com as do Brasil. O jornalista diz que esse percentual é de 18,6%, mas deveria estar, no mínimo, em torno de 22%.

"Algo não está funcionando aqui", diz o artigo, citando a falta de interessados no leilão de concessão da BR-262, estrada que liga Minas Gerais ao Espírito Santo.
"Parte do motivo é a pouco habilidade do governo" em apresentar e divulgar o projeto.
Leahy escreve que o Brasil tem pouco tempo para que suas iniciativas de infraestrutura decolem.
"O Brasil vai praticamente parar no intervalo entre o Natal e o Carnaval, e depois novamente durante a Copa do Mundo em junho. Em seguida virão as eleições presidenciais de 2014", afirma o jornal.
"Se os projetos forem adiados até 2015, eles não ficarão prontos antes de 2020, no melhor dos casos. Contando os últimos três anos de fraco progresso econômico, o Brasil arrisca ter uma década de baixo crescimento e, em uma época globalizada, uma década é muito tempo para se perder."

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