*

Blog com temas geográficos e atualidades voltado para estudantes, professores e candidatos ao Enem.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Popozuda, a grande pensadora moderna


O Brasil não é um país sério".

A citação é atribuída a Charles de Gaulle, mas historiadores asseguram que o estadista francês jamais disse isso.

Deveria.

No país da Copa onde um monte de gente hipócrita anda reclamando da propaganda internacional dos famosos bumbuns tupiniquins, como se isso fosse invenção de gringo, no país onde matadores são soltos a cada dia pela justiça porque a lei é feita para angariar votos e se for severa não elege a bandidagem, a funkeira Valesca Popozuda foi chamada de "grande pensadora contemporânea" numa prova de filosofia aplicada a alunos do Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, no Distrito Federal, simplesmente a capital do Brasil.

A diretoria da escola admitiu que o texto foi elaborado por um dos professores. A pérola foi reproduzida em redes sociais da internet e gerou polêmica.

Pelo gosto explícito da maioria dos estudantes contemporâneos, faz sentido. Basta ver o que os chamados cidadãos comuns, ou famosos, escrevem (ou imagens que postam) nas redes sociais diuturnamente.

Isso é uma verdadeira aula de sociologia. Afinal, essa gente exibe publicamente pra todo mundo hoje, com o advento da internet, o que antes ficava restrito aos vizinhos, parentes ou botequins.

Não é por acaso que programa popular de TV faz sucesso há décadas. Também não é por acaso que jornal popularesco "denuncista" feito de cambalacho para chantagear quem quem que seja faz sucesso. Baixaria tem público. O que também não é por acaso.
Afinal, gente fingida de santo é coisa que não falta. Veja a política. Quem está lá representa votantes que são maioria, se não fossem jamais elegeriam ninguém. E essa gente têm a cara de pau de vender voto e depois criticar seus eleitos. E os que não votam, tal e qual, pecam por omissão e dizem que não têm nada a ver. Não têm mesmo. Deveriam se mudar para outros países, pois nem cidadãos são. Na verdade são cúmplices, da pior espécie, por omissão.
No mínimo, deve assim ter entendido o tal professor, a Popozuda não esconde o que é. E, assim sendo, é melhor do que muita gente falsa que anda por aí posando de nobre, doutor ou eleitor. Mas, claro, vão condenar o professor. Afinal, num mundo de maioria falsa, ele foi sincero. E na democracia, minoria perde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário