*

Blog com temas geográficos e atualidades voltado para estudantes, professores e candidatos ao Enem.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Itapura: um salto que desapareceu, uma cidade que ressurge

Itapura: um salto que desapareceu, uma cidade que ressurge

Itapura, uma cidade reerguida após o represamento de águas que abastecem as barragens de Jupiá e de Ilha Solteira.


Publicado por Fábio Ávila 

- Ao percorrer e desvendar o Estado de São Paulo, passamos por Itapura, uma cidade reerguida após o represamento de águas que abastecem as barragens de Jupiá e de Ilha Solteira. Na minha infância, entre Pereira Barreto e raçatuba, eu sempre ouvia falar do Complexo Hidroelétrico de Urubupungá. O nome me fascinava e havia um mistério indecifrável para mim. Menino, aos oito anos de idade, e vivendo em uma fazenda que era banhada pelo Rio Tietê.

Pois é meu amigo, o generoso Rio Tietê percorre 1000 quilômetros, passa pela fétida São Paulo, até chegar na antiga Colônia Militar de Itapura. O seu passado foi inundado pelo líquido colossal e volumoso do valente Rio quando da inauguração da Usina Hidroelétrica de Engenheiro Souza Dias. O então belíssimo Salto de Itapura, assim como o espetacular Salto de Avanhandava – onde também havia um núcleo militar – desapareceram da realidade paisagística local e, hoje em dia, poucos têm conhecimento de sua existência que certamente durou centenas de anos até a chegada do homem e da tecnologia que mudariam o seu destino Com a inundação, para onde foram os habitantes da cidadezinha? Por lá ficaram. Foi erguida uma cidade nova a qual surgiu desnorteada, sem passado vivido e concreto, pois a estação de ferro, as casas, tudo desapareceu da paisagem então transformada.

- Mas nem tudo desapareceu. A população se orgulha de ter ainda em pé o Palácio de Dom Pedro, uma edificação histórica, cuja construção remonta a 1869 e era a residência do Comandante do Destacamento Naval. E o casarão está em bom estado?  Não, não está. Infelizmente. É preciso buscar recursos, alertar os administradores, provocar o órgão responsável pelo seu tombamento – o CONDEPHAAT para que não deixe desaparecer de vez este precioso vestígio histórico de Itapura.

- E como é a vida por lá nos dias de hoje? 

É pacata, tranqüila, saudável, amigável. Quando lá chegamos, a amiga Pámela e eu, nos deparamos com um grupo de crianças na escadaria da igreja – era aula de catequese. Fomos muito bem recebidos por eles. Trocamos impressões, comentamos sobre nossa coluna BrasilZÃO e prometemos divulgar a existência dessa localidade simpática, fácil de ser administrada, pois sua população não chega a quatro mil habitantes.

O abandonado Palácio de Dom Pedro, patrimônio histórico tombado pelo CONDEPHAAT.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Nasa cria imagem da Terra com selfies


Para comemorar o Dia da Terra celebrado no dia 22 de abril, a Nasa lançou um desafio curioso: convidou pessoas de todo o mundo a tirar uma "selfie" no lugar que quisessem e compartilhar nas redes sociais com a hashtag #GlobalSelfie. A ação mobilizou mais de 50 mil pessoas de 113 países e, de 50 mil fotos, a agência espacial dos EUA selecionou 36.422 mil para criar um enorme mosaico interativo que forma a imagem acima do planeta Terra visto do espaço. No site criado da ação é possível navegar pelo planeta e dar zoom para ver cada selfie.

Acesse a pagina AQUI

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Google lança no Brasil mapas do interior de estádios e aeroportos

Google Indoor Maps exibe planta baixa de locais de 50 cidades no país.
Mais de cem shoppings são mostrados por dentro.


Chamada de Google Indoor Maps, a ferramenta mostra os mapas internos de estabelecimentos em mais de 50 cidades do país. Com ela, é possível ver onde fica uma determinada loja ou restaurante, escadas, elevadores e saídas para o estacionamento.

O novo recurso é acessado a partir do serviço de mapas Google Maps e pode ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo –atualizações não são necessárias. Para olhar as plantas baixas de um estabelecimento, basta ampliar a imagem de um local. Nos locais que possuírem vários pavimentos, é possível ver o que há em cada piso. É necessário estar na opção "Mapa" do serviço.




No Brasil, 8,5 milhões de alunos estão atrasados duas séries na escola

Marcelle Souza
Do UOL, em São Paulo

Mais 8,5 milhões de alunos brasileiros estão atrasados pelo menos dois anos na escola. Os dados são do Censo da Educação Básica 2013 e mostram que 6,1 milhões de estudantes do ensino fundamental e 2,4 milhões do ensino médio não estão na série ideal.
Nessas duas etapas de ensino o país tinha 37,3 milhões de matrículas em 2013. São crianças e adolescentes que reprovaram, abandonaram a escola ou já foram alfabetizados com atraso.
"Nós temos esse descompasso, que é a falta de correspondência entre e a idade e o ano escolar. A responsabilidade de solucionar esse problema é do governo federal e dos governos estaduais e municipais, junto com a sociedade. Não é só um problema de gestão do setor público, é uma questão das prioridades que a sociedade estabelece", afirma Maria Beatriz Luce, secretária de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação). 
O ideal é que o aluno tenha 6 anos no 1º ano do ensino fundamental e complete 14 anos no 9ª ano. Já as três séries do ensino médio devem ser feitas entre os 15 e os 17 anos. A realidade, porém, é que 21% dos estudantes do fundamental e 29,5% do ensino médio não estão na sala correta. 

terça-feira, 13 de maio de 2014

Forças Armadas deflagram Operação Ágata para reforçar fronteira às vésperas da Copa

Às vésperas da Copa, as Forças Armadas deflagraram neste fim de semana a Operação Ágata 8 que vai envolver 30 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica para reforçar a segurança na fronteira com os dez países vizinhos com participação de agentes das polícias federal, rodoviária federal e militares. É a maior mobilização realizada pelo Estado no combate ao crime de Norte a Sul do Brasil. Antes de iniciar a operação, o governo brasileiro manteve contato com países vizinhos para informar sobre o grande aparato militar nas fronteiras. Na região que abrange os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso foi constituída a Área de Operações Oeste sob o comando do general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha com o Centro de Operações sediado no CMO em Campo Grande.




quinta-feira, 1 de maio de 2014

Em queda, Dilma sobe valor do Bolsa Família


Reprodução de vídeo
Em queda nas pesquisas, a presidente Dilma Rousseff anunciou na noite anterior medidas para agradar, durante pronunciamento oficial alusivo ao Dia do Trabalhador transmitido em cadeia de rádio e TV medidas para agradar. Para os 36 milhões de beneficiários do Bolsa Família afirmou que aumentou em 10% os valores do benefício. Para quem ganha salário mínimo, prometeu manter o reajuste acima da inflação. E para a classe média, disse que corrigiu a tabela do Imposto de Renda. A petista destacou que está ao lado do povo e defendeu a Petrobras, alfinetando a oposição ao dizer que não vai "ouvir calada a campanha negativa dos que, para tirar proveito político, não hesitam em ferir a imagem dessa empresa que o trabalhador brasileiro construiu com tanta luta, suor e lágrimas"