*

Blog com temas geográficos e atualidades voltado para estudantes, professores e candidatos ao Enem.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

diversas GEO questões provas e vestibulares

1. UNESPAR  2016/2017 - Embora a globalização tenha se intensificado após a Segunda Guerra Mundial, ela é continuidade do processo histórico de mundialização do capitalismo, que vem desde a expansão marítima europeia. Sobre a Globalização é INCORRETO afirmar que: 

I. A Revolução Técnico Científico-Informacional acelerou o processo de globalização. 
II. A globalização atinge todas as pessoas do planeta da mesma forma. 
III. Com a intensificação do processo de globalização, está se reduzindo as particularidades culturais dos diferentes povos da Terra. 
IV. O processo de globalização tem contribuído intensamente para resolver problemas como a precarização do trabalho, a exclusão social e o desemprego em todos os lugares do mundo. 
V. A globalização aumentou a influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social nos diferentes países do mundo. 

A alternativa CORRETA corresponde as proposições: 

a) I, II e IV; 
b) I, III e V; 
c) II, III e IV; 
d) II, IV e V; 
e) III, IV e V

2. UNESPAR  2016/2017 - A decisão tomada, em junho de 2016, pela população do Reino Unido, em sair da União Europeia ocorreu em meio a um intenso debate sobre xenofobia, terrorismo, racismo e identidade nacional. 


Sobre a xenofobia, terrorismo e racismo, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A xenofobia é aversão ao imigrante por parte da população do país que o acolheu. Nas últimas décadas, os europeus passaram a se sentir ameaçados em relação ao seus empregos, educação, saúde e também nas percepções de segurança e de identidade cultural; 
b) Não existe uma única definição nem uma única forma de terrorismo. No entanto, atualmente, o terrorismo é entendido como uma forma de ameaça sistemática às sociedades por meio de atos de violência. Com o declínio do grupo terrorista Al Qaeda emerge entre as correntes muçulmanas radicais o grupo terrorista denominado Estado Islâmico. Estes últimos rejeitam os valores e o estilo de vida ocidental como, a democracia e as liberdades individuais, além da opção de orientação sexual; 
c) Em 2016 os Europeus sofreram um grande atentado terrorista em que o autor se declarava adepto do separatismo. O atirador invadiu uma boate gay lotada no Reino Unido e matou mais de 50 pessoas, utilizando armas automáticas de grande poder de fogo. Antes de disparar, advertiu a polícia que o fazia em nome do IRA (Exército Republicano Irlandês); 
d) O racismo difere da xenofobia pois não trata da nacionalidade do imigrante como fator de oposição ou distinção. No racismo são ressaltados os aspectos físicos do indivíduo, tais como a cor da pele, o tipo do cabelo, entre outros; 
e) Durante o período da Guerra Fria, o terrorismo adquiriu dimensão internacional. Grupos terroristas de diversos matizes ideológicos foram formados em vários continentes. Na maioria dos casos, esses grupos eram apoiados ou pelos Estados Unidos ou pela URSS.

3. UVA - 2018.1 - Analise as afirmativas abaixo e escreva V nas frases verdadeiras e F nas falsas: 

( ) O século de ouro da Geografia foi o XIX, graças às contribuições das escolas geográficas da Alemanha e da França. 
( ) Explicar as causas e as consequências dos fenômenos geográficos estudados e uma aplicação do principio da causalidade. 
( ) Definir, delimitar, dimensionar e localizar os acidentes ou fenômenos geográficos estudados e a aplicação do princípio da extensão. 
( ) Friedrich Ratzel, o alemão, defensor do determinismo geográfico, é considerado o criador da Antropogeografia. A sequência correta, de cima para baixo, é: 

a. ( ) V-V-V-V. 
b. ( ) F-V-V-F. 
c. ( ) F-F-V-V. 
d. ( ) V-F-F-F. 

4. PUCRS 2017 - No início da década de 2000, o economista Jim O’Neill apresentava ao mundo o termo BRICS, idealizado a partir de um estudo intitulado: “Construindo uma melhor economia global”. O termo é formado pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e, a partir de 2011, as da África do Sul. A sigla tem a função de delimitar os países emergentes capazes de se aproximar, se igualar ou, até mesmo, ultrapassar tradicionais potências econômicas mundiais.

Sobre os BRICS, NÃO se pode afirmar que 

A) a sigla se refere a um grupo de cinco países que apresentam características socioeconômicas similares, tais como significativo índice populacional, aumento da participação no comércio internacional e consideráveis desigualdades sociais. 
B) a extensa área territorial e os recursos naturais disponíveis são características físicas comuns aos países do BRICS. 
C) constituem um bloco econômico que, com tratados registrados e pactos reconhecidos, busca uma redução tarifária comercial, bem como a redução de custos alfandegários e aduaneiros. 
D) trata-se de um agrupamento não formal de países que busca, sem burocracias, estabelecer um canal de trocas mútuas entre os membros que o compõem. 
E) os acordos firmados entre os cinco países visam arrecadar fundos, através de mecanismos financeiros, para promover obras ligadas à infraestrutura nas nações envolvidas.

5. Albert Einstein 2018 - A crise financeira e econômica iniciada entre 2007-2008, nos Estados Unidos, chegou a ser classificada por alguns economistas como a crise mais grave desde 1929. Podemos afirmar que as causas dessa grave crise estavam relacionadas a: 

a) estratégias do governo americano para salvar bancos que estavam enfrentando sérios problemas de ordem financeira. 
b) depauperação das finanças públicas do país em função de investimentos feitos nos setores sociais. 
c) efetiva expansão dos financiamentos a juros baixos feitos para aquisição de bens imobiliários, que se mantinham desde 2000. 
d) cobrança de elevados impostos sobre vários setores importantes da economia norte-americana.

6. Albert Einstein 2018 - Observe o cartograma abaixo e escolha a alternativa que trata de sua temática:
a) O cartograma refere-se à divisão regional formulada por Milton Santos e Maria Laura Silveira em 1999. Considerou-se para essa proposta: a quantidade de recursos tecnológicos avançados, o volume de atividades econômicas modernas em áreas financeiras e o papel da agropecuária em relação à mecanização e à integração com a indústria. 
b) A Região Concentrada diz respeito a uma área no território brasileiro onde, apesar da alta taxa de urbanização e concentração de serviços, não congrega o centro de decisões econômico-financeiras do país. Es - se papel não está centralizado em um único ponto, está disperso pelas mais importantes capitais brasileiras. 
c) A Região Centro-Oeste caracteriza-se pela intensa produção agropecuária pouco integrada à economia globalizada. O uso de tecnologia nessa região limita-se às atividades comerciais em centros urbanos. Trata-se de um dos pontos de grande geração de empregos e absorção de uma mão-de-obra jovem. 
d) A Região Amazônica é marcada pela baixa densidade demográfica, ao mesmo tempo que utiliza recursos tecnológicos de ponta. O potencial de exploração dessa região está na agricultura comercial e na pecuária de corte. Tais atividades são favorecidas pelo relevo plano e abundância de áreas disponíveis.

Gabarito:

1:D
2:C
3:A
4:C
5:C
6:A

Nenhum comentário:

Postar um comentário