*

Blog com temas geográficos e atualidades voltado para estudantes, professores e candidatos ao Enem.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Gabarito comentado questões Enem 2018 Geo

1 - Sequencia: VVFVV

Comentário: F - Falso pois períodos glaciares são MAIS frios!

2 - C.

Comentário: Meeiro é o agricultor que trabalha em terras que pertencem a outra pessoa. Em geral o meeiro ocupa-se de todo o trabalho, e reparte com o dono da terra o resultado da produção.

3 - D.

Comentário: O texto relaciona-se com tempo e clima duas grandezas da climatologia.

4 - FFVVV

Comentário: A primeira é considerada falso, pois o nosso território não esta completamente a meridional, o território brasileiro possui terras em meridional e setentrional sendo essa última em maior porção cerca de 93%. A segunda também é falso, pois Chuí no RS e Caburaí em RR estão no sentido S e N.

5 - C.

Comentário: O Gnaisse é considerada uma rocha metamórfica, rochas metamórficas são geralmente são formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, através de minerais.

6 - D.

Comentário: Rocha vulcânica, é uma rocha ígnea de origem vulcânica, é um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma, é extrusiva. O magma superficial denomina-se lava e é expelido normalmente através de estruturas características denominadas vulcões.

7 - A.

Comentário: Estudos evidenciam que o fenômeno do El ninho ocorre a muito tempo em nosso planeta, o que pode estar compreendido dentro dos eventos climáticos cíclicos.

8 - B.

Comentário: na escala cartográfica cada 20cm no mapa equivale a x 100.000 mm o que daria 20km transformando em metros e depois em km a mesma coisa para 30cm que aparece no exercício.

9 - C.

Comentário: 

10 - A.

comentário: Argentina e Uruguai não tem relação direta com a hidrelétrica binacional de Itaipu.

11 - 
Comentário: a)Os problemas sócio-ambientais resultantes da instalação de grandes barragens são: Ocorre a desocupação ribeirinha "forçando-os" a migrar para uma outra região e alagamento de extensas áreas para instalação das hidrelétricas. 

b)As hidrelétricas são fontes de energia renováveis pois utilizam recursos capazes de se regeneraram naturalmente, mas também provocam alguns danos ambientais. 

c)São países com vastos territórios e grande quantidade de rios longos.

12 - A. 

Comentário: Paris encontra-se no primeiro fuso horário a leste ou seja diferença de 4 horas de Leste para Oeste se o jogo começou as 21 horas em SP 21 + 4: 25 horas = 01 da manhã do dia seguinte. a questão gera dúvida e foi mal formulada pois se tivesse em horário de verão o resultado seria diferente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário