*

Blog com temas geográficos e atualidades voltado para estudantes, professores e candidatos ao Enem.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dilma, Obama e a guerra Brasil-EUA

A presidenta Dilma Rousseff reagiu onten (25), em Nova York, na abertura da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas, no seu discurso, a acusação do governo dos Estados Unidos que o Brasil adotou medidas protecionistas para garantir mercado aos seus produtos. Dilma ressaltou que todas as decisões, adotadas no Brasil, são respaldadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Ela negou irregularidades ou desvios de conduta.
Assim como na carta enviada semana passada ao representante do Comércio Internacional dos Estados Unidos, Ron Kirk, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, Dilma condenou a valorização artificial da moeda norte-americana, que afeta os países em desenvolvimento, principalmente o Brasil.
“O protecionismo deve ser combatido, pois confere maior competitividade de maneira espúria”, disse a presidenta, que abriu a Assembleia Geral das Nações Unidas. “[Nossas medidas foram] injustamente classificadas como protecionismo.
Saiba o que é Protecionismo:  

O Protecionismo foi uma forma dos governos proteger as indústrias nacionais da concorrência externa .Essa técnica foi muito usada na europa durante o século XVII e XVIII os reis criavam barreiras alfandegárias aumentado os impostos Na concorrência, os produtos nacionais ficavam sempre mais baratos, atraindo os consumidores. Este protecionismo visava também evitar a saída de moedas do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário