por Josélia Pegorim
Uma frente fria deixa quase todo o Sudeste e o Centro-Oeste com muitas nuvens e chuva na noite deste sábado e madrugada do domingo. Mas a maioria das áreas das outras regiões do Brasil terão várias horas com pouca ou nenhuma nebulosidade, o que vai permitir a observação das estrelas.
Agora que você já sabe como vai ficar o tempo, veja a dica do Clima no Céu.
O Escorpião é a constelação símbolo do inverno. Ela aparece no céu durante os meses de julho e agosto pouco depois do anoitecer. Quem está no Norte e no Nordeste terá uma noite quente. Mas no Sul, para ver as estrelas será preciso roupas bem quentes, luva e cachecol. Porém, é o ar muito seco e fio do Sul que vai garantir a melhor condição para a observação astronômica.
A constelação do Escorpião, com sua grande e brilhante estrela Antares, Spica, muito azul, Marte, o planeta vermelho, Saturno, o amarelado, são astros que podem ser facilmente observados nesta época a olho nu, até nos grandes centros urbanos onde há muita luz artificial.
Asterismo é um desenho esquemático de uma constelação, como se fosse um jogo de liga pontos. Veja o asterismos do Escorpião e depois compare com a imagem onde estão marcadas as principais estrelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário