*

Blog com temas geográficos e atualidades voltado para estudantes, professores e candidatos ao Enem.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Três Estados concentram mais da metade do PIB do país, diz IBGE

Os três Estados com a maior economia do país foram responsáveis, sozinhos, por 53,1% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2011.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e são os mais recentes disponíveis.
O grupo formado por São Paulo (32,6%), Rio de Janeiro (11,2%) e Minas Gerais (9,3%) concentrou, sozinho, 53,1% de toda a economia do país.
O número é 1,7 pontos percentuais menor que em 2002, quando os mesmos três Estados somavam 54,8% do PIB. 
Já os dez estados com menores participações somaram 5,3% em 2011, enquanto os outros 12 estados passaram de 27,1% para 29,5% no período, o maior crescimento entre os três grupos.

Travestis devem ser chamados pelo nome social nas escolas da rede estadual de MS



A partir de hoje, travestis e transexuais devem ser chamados nas escolas estaduais em Mato Grosso do Sul pelo nome social pelos quais "são identificados, são reconhecidos e são denominados por sua comunidade e em sua inserção social". É o que determina resolução publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado, assinada pela secretária de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa. A medida é justificada em “respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo, à dignidade humana”. Conforme a publicação, o "estudante travesti ou transexual deve manifestar, por escrito, seu interesse pelo registro do nome social no ato da matrícula ou no decorrer do ano letivo" e no caso de menor de 18 anos, "a inclusão do nome social deverá ser manifestada, por escrito, pelos pais ou responsáveis".

Telemarketing

Depois de pedir desconto à Claro, cliente é chamado de "Otário chorão" na conta em MS

Reprodução de vídeo SBT MS e Foto Gabriela Pavão/G1 MS
Depois de ver uma promoção no site da Claro TV, o empresário César de Medeiros, de 42 anos, residente em Campo Grande, ligou para a empresa pedindo para reduzir o custo de seu plano. Informado que isso só seria possível para novos clientes ele reclamou, mas não teve jeito. Quinze dias depois, ele tomou um susto ao receber a fatura deste mês de novembro ainda mais cara e endereçada a ele como "Otário Chorão". “Eu achei que fosse brincadeira, mas depois fiquei indignado”, disse César. Ele acionou a imprensa o Procon-MS e com a repercussão do caso a Claro TV alegou pela assessoria que esse tipo de conduta não condiz com os princípios e valores da empresa e que vai tomar providências para solucionar a questão. O superintendente do Procon-MS, Alexandre Rezende, afirmou que além do mal atendimento, o consumidor deve acionar a Justiça pedindo indenização por danos morais pela ofensa. César Medeiros disse à imprensa que vai seguir o conselho.

domingo, 27 de outubro de 2013

Redação do Enem terá correção mais rigorosa; prova de hoje dura 5h30

Do UOL, em São Paulo

  No segundo dia de prova do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), os 7,1 milhões de estudantes enfrentarão a redação com correção mais rigorosa neste domingo (27). Após textos com hino de time e receita de macarrão no ano passado, o MEC (Ministério da Educação) prometeu que redações com gracinhas e com trechos desconexos receberão zero

   A correção também será mais exigente em relação a erros de ortografia, serão aceitos como excepcionais e sem reincidência. Em 2012, candidatos que escreveram "trousse" e "enchergar" em seus textos receberam nota máxima (1.000). 
   Além da redação, hoje os estudantes terão de respondem a 90 questões de múltipla escolha sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Para isso, terão 5h30. 

Reprodução
MEC elimina 24 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

sábado, 26 de outubro de 2013

Enem tem questões sobre reforma agrária, protestos na Europa e Palestina

Entre as 45 questões de ciências humanas, havia uma pergunta sobre a reforma agrária que confrontava um excerto de um texto do MST (Movimento Sem Terra) prol reforma agrária e outro texto contrário e favorável à existência de latifúndios com agronegócio. A questão pedia para analisar as distintas visões sobre a reforma agrária.

Outra pergunta abordava a questão palestina e trazia um texto de jornal que citava o fato de que, quando se acessava um site de buscas da Cisjordânia, em vez de "territórios palestinos", o Google escrevia agora "Palestina" logo abaixo do seu logo.
Quem esperava por questões sobre os protestos de junho no Brasil se decepcionou no primeiro dia de prova. As únicas manifestações citadas aconteceram na Espanha em 2011 e estavam relacionadas com a crise do sistema financeiro.
Em outra questão, um texto de Karl Marx era citado para falar sobre a forma como o modo de produção muda as instituições da sociedade. A prova trouxe ainda uma charge sobre o sufrágio feminino no Brasil. 
Um trecho do livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha, foi utilizado para perguntar qual o tipo de vegetação é característico da região em que se passa a história. 
Para falar da globalização, o exame nacional trouxe um trecho da canção "Disneylândia", do grupo Titãs, escrita por Arnaldo Antunes, que destaca o comércio livre entre países em contraposição ao controle de fronteiras para imigração. 
A grilagem de terras e a disputa por territórios indígenas foram assunto de outra pergunta, cujo enunciado pedia que se o candidato relacionasse dois mapas. Um deles mostrava a a concentração populacional no país, em especial nas regiões Sudeste e Sul. O outro destacava os conflitos por terras, principalmente no Norte e no Centro-Oeste.
A ampliação dos direitos civis aos gays nos Estados Unidos foi tema de outra questão da prova de ciências humanas.
O continente africano foi assuntos de várias questões do Enem 2013. "Fiquei surpresa porque caiu muito África. Teve questões relacionadas com a preservação da cultura, outra do Congo", contou Ana Rossato, 23. A candidata que fez a prova na Barra Funda (São Paulo) achou a prova desse sábado mais difícil do que da outra vez que havia prestado, em 2011. 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Complexo portuário ameaça rochas identificadas por Darwin em visita ao Brasil

 Aos 23 anos, quando visitou o Brasil em 1932, o naturalista britânico Charles Darwin encontrou no litoral do Rio de Janeiro as "beachrocks", rochas incomuns com mais de 4.000 anos.

 Passados 181 anos, Jaconé, a faixa de areia entre as praias de Ponta Negra e Saquarema que abriga a formação geológica, está prestes a mudar.


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Economia do Brasil terá menor crescimento entre emergentes em 2014, diz FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve nesta terça-feira a projeção de crescimento econômico para o Brasil neste ano, em 2,5%, mas reduziu a estimativa para o próximo ano, de 3,2% para 2,5%. Com isso, o Brasil ocupa a última colocação entre os países emergentes em 2014. Segundo a entidade, a inflação mais alta reduziu a renda real dos brasileiros e pode pesar sobre o consumo, que vem segurando o crescimento da economia do país nos últimos anos. Ainda de acordo com o FMI, as eleições presidenciais em 2014 podem atrapalhar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Arte/UOL

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Alpinista francês encontra tesouro em geleira do Mont Blanc

DA FRANCE PRESSE
Um jovem alpinista francês descobriu em uma geleira do Mont Blanc várias joias, avaliadas em centenas de milhares de euros, provenientes possivelmente da colisão de um avião indiano há mais de cinquenta anos.
As pedras preciosas, esmeraldas, safiras e rubis, foram entregues à gendarmaria de Bourg-Saint-Maurice (centro-leste) no início de setembro.
O valor das joias, avaliadas por um joalheiro local, pode ir de 130.000 a 246.000 euros.
O jovem alpinista, que deseja preservar o anonimato, descobriu uma caixa metálica quando caminhava pela geleira de Bossons, em cujo interior estavam pequenos sacos de joias com a menção 'Made in India'.
"É um jovem honesto que rapidamente entendeu que pertenciam a alguém morto na geleira", explicou à agência de Notícias France Presse Sylvain Merly, comandante da companhia da gendarmaria de Albertville.
Dois aviões indianos caíram no Mont Blanc em 1950 e 1966, deixando 58 e 117 mortos, respectivamente. Desde então, alpinistas encontram regularmente pedaços da cabine da aeronave, malas ou até mesmo restos mortais.
"Se o proprietário não for encontrado, a lei prevê que podem ser devolvidas ao jovem alpinista", explicou o comandante Merly.

Há quatro meses, cachorro espera dono que o achou ainda filhote e já morreu em SP

Uol/GA

Divulgação
Cão Beethoven espera dono que morreu há dois meses de ataque cardíaco.
 Ninguém imaginaria que aquele bichinho, abandonado numa favela, infestado de carrapatos e tomado pela sarna, sobreviveria a doenças de pele espalhadas pelo corpo.
 Voluntários de uma ONG recolheram o cão e lhe deram tratamento. Faltava um lar. José Santos Rosa, funileiro da zona leste paulistana, quis ficar com ele. O filhote chegou numa caixa de sapatos.

 Zé pensou em levá-lo para casa, mas, ao saber que o cão ficaria "gigante", herança de seus traços genéticos, mezzo labrador, mezzo rottweiler, resolveu deixá-lo na oficina.
Logo, Beethoven passou a orquestrar barulhos por onde andava. Serelepe, cruzava fácil as grades do portão, que ganhou tampões de madeira para mantê-lo a salvo da rua.
O cãozinho, lembra a vizinha Margareth Thomé, 47, "achava que era gato": escalava o muro da funilaria e andava sobre ele, espreitando, ansioso, a chegada do dono.
Na tentativa de conter o ímpeto felino do cão, Zé levantou ainda mais o muro.
Por volta das 7h, o barulho do molho de chaves de Zé era a senha para Beethoven pular da cama e ir direto se sacudir no colo do dono.
Sábado, domingo ou feriado, sol e chuva, pouco importava o dia, tampouco o clima, lá estava ele, postado na entrada, fazendo festa para Zé.
Mas, desde o dia 8 de junho, uma manhã de sábado, o silêncio e a tristeza tomaram conta de Beethoven: a rotina de latidos, saltos e carinhos, ao longo de quatro anos, foi interrompida.

Na noite anterior, depois de se despedir do "amigão", como era de costume, o funileiro pegou o carro para ir embora. Dirigia pela avenida Rio das Pedras (zona leste), quando, sentindo fortes dores no peito, procurou às pressas um lugar para estacionar.
Ligou para o Samu. A emergência veio rápido, só que tarde demais: Zé, 54, sofreu um ataque cardíaco. Deixa a mulher, duas filhas e Beethoven.

'SEMPRE AO SEU LADO'
"O cachorro ficou tão desamparado quanto elas", diz Margareth. A vizinha fez uma "vaquinha" para comprar ração, mas o apetite do cão, antes voraz, diminuiu bastante.
Ela pretende encontrar um novo lar para Beethoven, que hoje divide o teto com outros seis cães de rua, trazidos por um carroceiro que está "ocupando" a funilaria. A família de Zé não tem condições de ficar com Beethoven, que foi para adoção (www.facebook.com/cristiane.biral ).
"Quando ele ouve o barulho de chaves, vem correndo para o portão", conta Margareth. "Acha que é o Zé."
Elvira Brandolin, 79, outra vizinha, lembra que a rua nunca esteve tão calada. "Ele latia fazendo festa para o Zé. Infelizmente, a festa acabou."
Autora de livros como "Um Cão pra Chamar de Seu", a veterinária Regina Rheingantz Motta, 53, explica que Beethoven continua exercitando sua rotina "de encontros e despedidas de seu dono, mas ele ainda não aprendeu a incluir nela a morte".
A persistência de Beethoven fez com que seus vizinhos enxergassem semelhanças entre o cão sem raça definida e a tocante história de Hachiko, o cachorro akita do filme "Sempre ao Seu Lado".
Após a morte do dono, Hachiko continua indo "buscá-lo" na estação de trem, assim como Beethoven continua lá, às portas da funilaria, à espera do amigo humano.
Baseado em uma história real acontecida no Japão, o longa fez sucesso com Richard Gere no papel do professor, dono do cão, que morre, assim como o Zé, vítima de um ataque fulminante.
Mesmo calado e desolado, Beethoven continua fiel à guarda matinal à espera de Zé, todos os dias, às 7h.
O que ele ainda não sabe é que o dono jamais voltará.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Brasil poderá ter "década perdida" em termos econômicos

Transporte: jornal vê risco de 'década de solavancos' em crescimento

Atualizado em  23 de setembro, 2013 - 07:01 (Brasília) 10:01 GMT >> http://www.bbc.co.uk
Estrada em SP. Foto: Reuters
Situação das estradas brasileiras é entrave para crescimento econômico, diz jornal
Um artigo publicado no jornal britânicoFinancial Times nesta segunda-feira afirma que o Brasil precisa lidar com problemas no setor de transporte e logística para evitar o risco de "condenar o país a uma década perdida em termos de crescimento econômico".
O texto, intitulado "Bumpy Decade" ("Década de Solavancos") e assinado pelo correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy, diz que o governo federal está buscando resolver diversos entraves de infraestrutura, e cita os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – de R$ 1 trilhão – e as tentativas de leilões de concessões de estradas.

Os leilões de projetos de infraestrutura seriam importantes para ajudar o país a melhorar o seu índice de crescimento, mas eles não estariam tendo o desempenho esperado.Segundo o Financial Times, apesar de todos os esforços, a parcela que os investimentos representam do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ainda é inferior a de outros países de dimensões parecidas com as do Brasil. O jornalista diz que esse percentual é de 18,6%, mas deveria estar, no mínimo, em torno de 22%.

"Algo não está funcionando aqui", diz o artigo, citando a falta de interessados no leilão de concessão da BR-262, estrada que liga Minas Gerais ao Espírito Santo.
"Parte do motivo é a pouco habilidade do governo" em apresentar e divulgar o projeto.
Leahy escreve que o Brasil tem pouco tempo para que suas iniciativas de infraestrutura decolem.
"O Brasil vai praticamente parar no intervalo entre o Natal e o Carnaval, e depois novamente durante a Copa do Mundo em junho. Em seguida virão as eleições presidenciais de 2014", afirma o jornal.
"Se os projetos forem adiados até 2015, eles não ficarão prontos antes de 2020, no melhor dos casos. Contando os últimos três anos de fraco progresso econômico, o Brasil arrisca ter uma década de baixo crescimento e, em uma época globalizada, uma década é muito tempo para se perder."

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uma solução para a Síria


1,098,029 assinaram. Vamos chegar em 1,500,000

Há poucas semanas, as crianças nesta foto foram assassinadas com gás enquanto dormiam, mas parece que o mundo as esqueceu e se perdeu em um debate entre um ataque aéreo dos EUA na Síria ou fazer nada. Agora há um lampejo de esperança de um fim pacífico para estes massacres. 

A guerra sangrenta na Síria tem sido fortalecida pela rivalidade entre o Irã, o principal apoiador de Assad, e os EUA e seus aliados. Mas esse abominável ataque com armas químicas mudou o discurso deles: o novo presidente do Irã condenou o uso de gás e Obama sinalizou que trabalharia com "qualquer um" para solucionar o conflito. Vamos convocar com urgência ambos os líderes para sentar à mesa de negociações e reunir os dois lados do conflito antes que mais vidas sejam perdidas. 

Neste exato momento, os tambores da guerra estão soando para a Síria, mas se muitos de nós garantirmos que Hassan Rouhani, presidente do Irã, e Obama saibam que o mundo quer uma diplomacia ousada, podemos acabar com esse pesadelo para milhares de crianças sírias, aterrorizadas pela ameaça de novos ataques de gás. Não temos tempo a perder. Junte-se ao nosso apelo urgente -- quando atingirmos um milhão de assinaturas, entregaremos esta petição diretamente aos dois presidentes.

Você pode assinar a petição pelo fim do massacre na Síria clicando no link abaixo;

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PIB do Brasil cresce mais que de EUA e Coreia; perde para China e Indonésia

A economia brasileira surpreendeu muitos analistas no segundo trimestre, colocando o país em uma posição melhor do que a verificada no início do ano, em comparação com outras nações.
PIB (produto interno bruto) do Brasil avançou 1,5% em relação ao primeiro trimestre, superando não apenas o dos maiores países ricos, como os Estados Unidos e a Alemanha, mas também o de nações que vinham se expandindo bem, como o México e a Coreia do Sul. Por outro lado, continua atrás dos asiáticos de crescimento rápido, como a China e a Indonésia, conforme o gráfico abaixo.
No primeiro trimestre, o crescimento da economia do Brasil havia sido igual ao dos EUA e inferior ao da Coreia.


Dia de Luta deixa 400 mil alunos sem aulas e tem protestos na Capital - Cidades - Campo Grande News

Trabalhadores e sindicalistas fazem protesto em frente da Enersul (Foto: Evelyn Souza)Trabalhadores e sindicalistas fazem protesto em frente da Enersul (Foto: Evelyn Souza)
Escola no bairro Moreninhas, fechada. (Foto: Simão Nogueira)Escola no bairro Moreninhas, fechada. (Foto: Simão Nogueira)
O Dia Nacional de Manifestações e Luta deixou cerca de 400 mil estudantes sem aulas na rede pública em Mato Grosso do Sul. Enquanto atos paralisam ônibus e bloqueiam vias em sete capitais, a situação é restrita a uma manifestação na Avenida Gury Marques, na saída para São Paulo, em Campo Grande.
No Estado, a mobilização maior reúne os professores da rede estadual, que suspenderam as aulas em 100% das escolas estaduais, segundo o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), Roberto Magno Botarelli. Ele estima que a adesão atinge também 100% das escolas públicas municipais de Campo Grande.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Entenda a discussão sobre atacar a Síria, há dois anos em guerra civil

  A guerra na Síria já dura mais de dois anos e deixou milhares de mortos - mais de 100 mil, segundo a ONU. Começou na esteira da Primavera Árabe, onda de levantes populares que pediu mudanças no governo em países como Tunísia, Líbia e Egito.
  Como em outros países, a reação do governo sírio foi reprimir com violência os protestos por democracia. Desde o início, a postura do regime do presidente vitalício Bashar Assad foi desqualificar os opositores como meros terroristas e culpá-los pelas mortes ocorridas nos confrontos.
  No dia 21 de agosto, a guerra síria ganhou outra dimensão quando gás tóxico foi usado para bombardear uma área de Damasco, causando a morte de pelo menos 355 pessoas, segundo a ONG Médicos Sem Fronteiras. A ONG estima ter realizado mais de 3.600 atendimentos de pessoas que inalaram gás. A oposição fala em mais de mil mortos no ataque e acusa o regime Assad pela matança; o governo sírio culpa os rebeldes pelo massacre e afirma que achou um depósito com produtos químicos usado pela oposição.
  Devido à pressão internacional, um time de inspetores da ONU foi enviado ao país para investigar o local do suposto ataque. A equipe, porém, não conseguiu chegar à região: um comboio da organização teve de recuar porque foi recebido a tiros quando se aproximava da área.

 Fim da linha

 Há um ano, o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que o uso de armas químicas na guerra da Síria seria cruzar uma "linha vermelha". Já houve relatos de uso de armas químicas no conflito antes - em maio deste ano, o jornal francês "Le Monde" relatou o uso de armas químicas no país
 Foi só após o ataque de Damasco, porém, que os EUA passaram a afirmar que a Síria passou do limite. O secretário de Estado americano, John Kerry, diz que os EUA não têm dúvidas de que o governo sírio atacou com gás seus cidadãos e destruiu as evidênciasFrança e Reino Unido também condenaram o ataque e prometeram apoio - militar, no caso francês - aos rebeldes que lutam contra Assad.
  O país mais frontalmente contrário à intervenção é a Rússia, que acusa o Ocidente de não ter provas do envolvimento do governo sírio no ataque de Damasco. Desde antes, porém, Moscou, que integra o Conselho de Segurança da ONU, votou contra intervir na guerra síria. A Rússia sempre defendeu uma solução diplomática para o conflito. China e Irã, em menor escala, também são contra.



sábado, 17 de agosto de 2013

Mapas antigos e avenidas novas deixam GPS 'doido' e irritam motoristas em Campo Grande

direto Midiamaxnews por: Mayara Sá e Éser Cáceres


   Usar os navegadores GPS em Campo Grande exige dose extra de atenção e paciência. Os mapas disponíveis para download e uso nos programas utilizados nos aparelhos mais comuns, mesmo nas últimas versões, possuem desatualizações que levam a erros e inviabilizam a navegação em alguns casos.

   Além da deficiência nos serviços de georreferenciamento, que dependem de novos voos técnicos sobre a cidade, segundo a Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), para trabalhar com dados mais recentes, mudanças significativas no trânsito também confundem os softwares.

   É o caso das novas vias que cortam bairros inteiros e foram inauguradas durante 2012. A avenida Lúdio Coelho, que liga a saída para Aquidauana com a saída para Sidrolândia, por exemplo, sequer existe em boa parte dos mapas disponíveis.

   A avenida José Barbosa Rodrigues, que liga a saída para Rochedo com a saída para Aquidauana, também está na mesma situação para muitos dos programas mais comuns em navegadores automotivos e usados em aparelhos celulares.

Quando um motorista trafega por ela, recebe do GPS a indicação de que está nas ruas mais próximas já existentes ou então de que está genericamente 'sobre Campo Grande'. A situação prejudica quem depende do serviço para chegar a endereços campo-grandenses.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Vazios: comerciantes abandonam quiosques da Orla Ferroviária por falta de movimento

direto do Midiamaxnews

Os quiosques da Orla Ferroviária, entre as avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, no centro de Campo Grande, estão fechados por falta de movimento do local. De acordo com o comerciante, José Assis, 60 anos, que resiste em seu ponto, falta empenho da Prefeitura em divulgar o parque linear.
“Se a Fundac realizasse um show por mês em cada uma das quadras, o movimento seria garantido”, sugere.


População lamenta situação do local

Com o fechamento dos quiosques, pessoas que passam pelo local lamentam. “Acho um desperdício, pois é um local com uma arquitetura muito bonita e não deram o devido valor”, afirma a dona de casa, Ana Maria Santos Duarte, 45 anos.  Ele acredita que a presença dos vândalos possa ter espantado os comerciantes, embora José, afirme ter policiamento no local.
Há dez anos proprietário de um estacionamento vizinho a Orla Morena, Madson Vilela de Moura, 49 anos, afirma que seu lucro poderia ser maior caso os quiosques fossem freqüentados. “A revitalização foi boa para mim, mas se os quiosques fossem aproveitados seria melhor para toda região”, acredita.
Para ele, problemas como a falha freqüente nos postes de luz e os horários estabelecidos para o funcionamento dos quiosques, também atrapalham o desenvolvimento do comércio. Os pontos funcionam de segunda-feira a quinta-feira, das 15h à meia-noite; nas sextas, sábados e vésperas de feriado, das 15h às 4h. Nos domingos, entre 9h e meia-noite


Comentário do blogueiro:

Falta de planejamento urbano da antiga ou atual administração? fica a pergunta, como Geógrafo daria uma dica aos administradores SE VOLTEM aos problemas realmente importantes a nossa querida morena, como as ruas e avenidas em péssimas condições de trafegabilidade, cruzamentos perigosos que necessitam de sinalização, rotatórias, postos de saúde e escolas em péssimas condições que precisam de reformas ou novas ampliações, enquanto estão "maquiando" a cidade para atrair pseudos investidores e empresários, vocês não estarão valorizando e respeitando a população que os confiou,  nobres administradores !

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Tremores, Terremotos e Placas tectônicas

Mapa com as placas tectônicas mundo
Viver sobre a superfície terrestre geralmente nos dá a sensação de segurança e estabilidade, já que para muitos a crosta é vista como um grande objeto imutável. Essa opinião não é compartilhada pelos geólogos. Segundo eles, a Terra surgiu há 4,5 ou 5 bilhões de anos e já passou por diversas transformações, variando em intensidade, magnitude e regularidade. Uma das evidências mais contundentes do dinamismo interno do planeta são os movimentos realizados pelas placas tectônicas, as enormes superfícies rochosas que deslizam sobre o material quente e pastoso existente nas camadas intermediárias da Terra.

Por meio de vários estudos técnicos, acredita-se que muitas das porções terrestres que hoje conhecemos faziam parte de um enorme continente denominado Pangeia. Essa macrossuperfície sofreu intensa alteração em função dos diversos agentes fisico-químicos existentes no interior do planeta. Ao reagirem diretamente na camada mais externa, geraram a fragmentação do continente único em diversas porções, que a partir de então migraram. Ao longo do tempo geológico, essa migração e o contato com outras placas tectônicas originaram as grandes cadeias montanhosas, como o Himalaia, os Andes, as Rochosas e os Alpes. O movimento também é responsável pela atual configuração dos continentes, porém, como estão em constante mutação, pode-se dizer que a disposição deles hoje não será a mesma daqui a alguns milhões de anos.

Em certos casos, os movimentos da crosta terrestre são praticamente imperceptíveis. A cada ano, a América do Sul fica alguns centímetros mais distante da África, apesar de não sentirmos o deslocamento. A constatação desse fenômeno só é possível por causa de aparelhos especiais que registram a oscilação. Em algumas situações, os movimentos são abruptos, principalmente nos limites das placas tectônicas, causando conseqüências diversas. Dentre elas destacam-se os abalos sísmicos e os terremotos (vibrações terrestres de pequena e grande magnitude, respectivamente), além da presença de vulcões ativos .

Para o ser humano, esses fenômenos são verdadeiras catástrofes, porém os geólogos acreditam que a atividade sísmica decorrente do movimento das placas tectônicas é um fenômeno construtivo: é por esse meio que surgem novas rochas e diferentes formas na crosta. Pode parecer um absurdo, mas para muitos estudiosos do assunto não são os terremotos que causam a morte dos habitantes da área atingida, mas as edificações construídas em áreas de instabilidade tectônica. Recentemente, no mês de setembro, ocorreram fortes tremores em algumas províncias da Argentina, Chile e Peru, causando certo temor nos moradores. O mesmo ocorreu com o Japão no mês de outubro.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Nova onda de frio vai invadir o Estado de MS previsão de baixas temperaturas em Campo Grande MS


Estado de Observação

Hoje (13/08) uma nova frente fria provocará declínio significativo de temperaturas máximas sobre grande parte do RS e no oeste de SC. No final do período, principalmente durante a madrugada de amanhã (14/08) haverá chance de ocorrência de neve na serra gaúcha e catarinense. Neste dia, o ar frio avançará para as demais áreas da Região Sul, SP, MS, Triângulo Mineiro, sul de MG, sul de GO, sul, sudoeste e oeste de MT, sul de RO e sul do AC (caracterizando-se o fenômeno de friagem). Durante a madrugada ocorrerá geada no sul, sudoeste e centro do RS (principalmente na região da Campanha e porção sul do Vale do Uruguai). 


Na quinta-feira (15/08) ocorrerá geada ampla sobre o interior do RS, centro-oeste de SC e no sul, sudoeste e centro PR. O fenômeno de friagem persistirá ainda pela manhã. A partir da tarde as máximas se elevarão rapidamente sobre MT, AC e RO e declinarã significativamente no RJ, ES e Zona da Mata Mineira e leste de MG. 


CPTEC

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Minério

Todas as rochas e minerais quando adquirem um valor econômico, passam a ser chamados de Minérios

Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais: uma delas é o minério. O país destaca-se principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio.

ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucum. Atualmente a produção é de aproximadamente 235 milhões de toneladas ao ano, o país ocupa o segundo lugar na produção desse minério em nível mundial.


bauxita é extraída na Serra do Oriximiná, no Pará, o estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse minério no país. A produção anual gira em torno de 17,4 milhões de toneladas. O Brasil atua como o terceiro maior produtor em escala planetária.

Anualmente são extraídos cerca de 1,3 milhão de toneladas de manganês e esse volume de produção faz com que o país ocupe o terceiro lugar da produção mundial. As jazidas principais encontram-se na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum. Países como Japão e Estados Unidos importam quase 50% da produção total nacional.

Os estados de Minas Gerais e Goiás respondem por grande parte da produção de nióbio, que atinge 38 mil toneladas ao ano, o que faz do país o maior produtor mundial. Esse minério tem seu uso difundido na fabricação de equipamentos de tecnologia de ponta.

Texto adaptado de: http://www.brasilescola.com/brasil/principais-minerios-brasileiros.htm


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Correntes marítimas


As correntes marítimas, são movimentos de águas salgadas que se dão ao longo dos oceanos e mares como se fossem rios que corressem dentro dos mesmos. Estas correntes se caracterizam por não se misturar com as águas circundantes. Temos tanto correntes quentes quanto frias, que dependem do local de origem. Quando se formam em regiões tropicais, são quentes, e frias quando se formam em zonais mais polares.
Estas correntes são mecanismos de distribuição de calor pela Terra, causadas também pelo movimento de rotação e pelos ventos, podendo influenciar no clima de uma região. Elas também podem influenciar na navegação entre os continentes, pois podem ser usadas a favor de uma economia de combustível quando os navios se deslocam no mesmo sentido que a corrente.



Correntes marítimas e os climas relacionados

Fonte: http://casadoexercicio.blogspot.com/2010/12/correntes-maritimas.html

Fenômeno da Ressurgência

A ressurgência acontece quando as águas mais quentes, que estão mais próximas da superfície do mar, são arrastadas pelos ventos. Com isso as águas mais frias, vêm para regiões próximas da superfície, trazendo com elas inúmeros organismos, como o fitoplâncton. Este fenômeno pode intensificar a atividade pesqueira na região da costa continental, pois inúmeros cardumes são atraídos por estes organismos.
Diversos são os locais onde é comum acontecer este fenômeno, como a costa do Peru, costa oeste dos Estados Unidos e no Cabo Frio (RJ).
O fenômeno da ressurgência
Fonte: http://alfaconnection.net/meio%20ambiente/correntes%20oceanicas.htm

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Confira Dez Apostas de Atualidades para o Enem 2013

Clique na figura

Maranhão é Estado com menor expectativa de vida

A menor expectativa de vida para ambos os sexos, em 2010, foi registrada no Estado do Maranhão (68,6 anos). Quando se leva em conta apenas os homens, o menor número é encontrado em Alagoas (64,6 anos). Os dados fazem parte das Tábuas de Mortalidade IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apresentadas nesta sexta-feira (10).

EXPECTATIVA DE VIDA AVANÇA, APESAR DE DESIGUALDADE ENTRE REGIÕES

  • Arte UOL
A maior expectativa de vida, tanto para homens quanto para mulheres, foi registrada em Santa Catarina (76,8). Em seguida, no ranking, aparecem Distrito Federal (76,2), São Paulo (76), Rio Grande do Sul (75,9) e Espírito Santo (75,6).
O IBGE destaca que o Estado com maior acréscimo na expectativa de vida entre 1980 e 2010 foi o Rio Grande do Norte (14,6 anos para homens e 17 para mulheres).

Regiões

Em 1980, a região com maior mortalidade foi a Nordeste, correspondendo a uma expectativa de vida de 58,2 anos. A menor foi a Sul, com 66 anos. Já em 2010, o Nordeste registrou uma expectativa de vida de 71,2 anos e o Sul, 75.8. Ou seja, a diferença entre os extremos diminuiu para 4,6 anos.
Do UOL
Em São Paulo

segunda-feira, 15 de julho de 2013

PLANOMTV_GLOBALIZACAO.



A globalização em curso

"Economia, cultura, moda, música. Estamos todos conectados? Quais são os benefícios e as contradições da globalização? A internet é o único ambiente da globalização? Assista uma matéria da MTV sobre este tema e tente responder a essas indagações. Está curioso? Então, aperte o play.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Colagem de imagens de satélite gera a melhor foto da Terra já produzida


Link permite baixar imagem em resoluções maiores.
http://www.flickr.com/photos/gsfc/4386822005/sizes/o/


“Blue Marble” - A melhor foto da Terra já produzida

A imagem acima é a mais detalhada e em cores reais, da Terra. Empregando uma coleção de registros captados por satélite, cientistas e profissionais de imagem fundiram meses de observações da superfície terrestre, oceanos, gelo marítimo e nuvens em um mosaico de cada km² do planeta.

Espionagem americana

Governo brasileiro rechaça espionagem eletrônica dos EUA e pede explicações

Não há explicações. Há interesses que são uma aberração diplomática. Abaixo a nota divulgada pelo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota que afirmou que o Brasil  atuará na ONU contra este tipo de procedimento.

"O Governo brasileiro recebeu com grave preocupação a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas de cidadãos brasileiros estariam sendo objeto de espionagem por órgãos de inteligência norte-americanos.

O Governo brasileiro solicitou esclarecimentos ao governo norte-americano por intermédio da Embaixada do Brasil em Washington, assim como ao Embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

O governo brasileiro promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT) em Genebra, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações. Além disso, o Brasil lançará nas Nações Unidas iniciativas com o objetivo de proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação, estabelecendo normas claras de comportamento dos Estados na área de informação e telecomunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países."

quarta-feira, 26 de junho de 2013

- Especial China

O Despertar do Gigante Vermelho

 Pois bem então, falemos da China, oh sim a pobre/rica China, passa por momentos de crise em seu país, o despertar do Gigante Vermelho já se deu. Agora o grande dragão vermelho precisa se alimentar e não é de se estranhar que o país com a maior população do mundo - por volta de 1,3 bilhão de habitantes - também seja o maior consumidor de matéria-prima do mundo.
A China como um todo tem gastos exorbitantes, seja para manter a sua “mísera” população, ou para manter sua política de prosperidade. O Socialismo à Chinesa de Pequim em nada difere do Capitalismo Cosmopolita de Nova York e isso graças a desmaoização que irei falar sobre logo adiante. A China é criticada por ser controversa nesse ponto, mas a questão desse país ser ao mesmo tempo um pais socialista e também a segunda maior potência mundial se deve ao fato da chamada desmaoização. Esse é o nome dado ao processo o qual a China passou após a morte do líder do povo Mao Tse-Tung. O conjunto de reformas do processo de desmaoização encaminharam o país para um maior avanço agrícola, industrial, militar e tecnológico, buscando a ampliação da eficiência sem abandonar o socialismo e o sistema de partido único, subordinando os aspectos político-ideológicos ao desenvolvimento econômico. Posteriormente, o Partido Comunista Chinês afrouxou o controle governamental sobre a vida pessoal dos chineses e dissolveu as comunas. Muitos camponeses receberam terras, de modo a aumentar os incentivos à produção agrícola. Estes eventos marcaram a transição da China de uma economia planificada para uma economia mista socialista-capitalista com um mercado crescentemente e livre, um sistema chamado por muitos de "socialismo de mercado".
É controverso dizer o que vou dizer? Sim, porém, é a verdade. A China alavancou a sua competitividade diante do cenário econômico mundial com concorrência desleal e jogou o valor da mão de obra aos confins do submundo salarial. Ao lembrar de trabalhadores chineses as duas primeiras coisas que vem a nossa cabeça são: mão de obra barata e trabalho escravo.Bom, se trabalho escravo já não fosse uma barbárie por lá isso pode ser considerado o de menos. Por ser um país tão grande, a diversificação das coisas ficam às vistas. Não podemos esquecer também do escândalo das fábricas da Nike, onde crianças trabalhavam 8, 12 e até 16 horas por dia, e no caso, muitas delas moravam nas próprias fábricas. Esses escândalos acontecem às pencas por lá, recentemente temos o caso das fábricas da Foxconn que produzem a maioria dos portáteis da Apple - iPad, iPhone, iPod, etc… - onde os trabalhadores simplesmente cruzaram os braços e esperaram por uma melhora em suas condições de trabalho. Além da carga horária exaustiva os trabalhadores da Foxconn são conhecido também por promover suicídios em massa.
Aos que aqui leem esse texto, esse delito informacional, eu confesso-lhes que sou um libertário, um amante da liberdade civil e me magoa ver a China apregoar tanto por um país unido, mas que na verdade seria um caos, uma anarquia, não fosse o medo do Partido e suas represálias instigados na nação chinesa. Esses atos cometidos por esses pobres trabalhadores chineses são frutos de uma semente que a muito foi plantada. Que aliás foi plantada no início da era Tse-Tung. Pobres de direitos são os que vivem na China onde as tentativas de revisionismo são minadas ao preço da morte. Ferverei essa discussão mais adiante neste mesmo artigo.
A China na verdade é como um burguês bonachão, que almoça no McDonald’s um Big Mac, toma Coca-Cola. A noite, é um garoto humilde de família pobre, que janta batatas num encontro de pseudo-comunistas.
Nas tardes tediosas a China brinca de dona do mundo, e o resto do mundo complacentemente se prosta diante dela e a enleva mais ainda. Infelizmente e paradoxalmente a China é dona do mundo. No mundo hoje, se o produto não é fábricado na China ele é fabricado em suas irmãs menores Tailandia, Indonésia, Vietnã, India. - não irmã de sangue ou diplomáticos - O mundo sucumbiu perante o Dragão Chinês, até mesmo os EUA, como podemos ver na foto da tampa de bueiro da cidade de Nova York.
Mas no final das contas, esses são os preços que a China tem a pagar para estar na posição que está, com PIB de 6.988 trilhões de dólares e segunda potência mundial em termos de influência. Esse e outros motivos que favorecem o crescimento ou a establidade dela infelizmente estão sendo o mal necessário para ela e o triste é que isso não é realmente percebido. A China é muito acusada de manter inúmeros Estados totalitários ao redor do mundo, principalmente na África.
A África, é um continente de coitados, os esquecidos do mundo, onde gananciosos e vigaristas planejam e realizam seuscoups d'état longe dos olhos do resto do mundo, totalmente relegados ao descaso. Não irei proteger a “polida” Diplomacia Econômica da China aqui, mas direi algo que infelizmente é a verdade. A África é um continente inteiramente pobre, e à mercê dos poderes corruptos de seus governantes indecentes – embora por lá existirem também os justos e honestos - e por viver nessa realidade, a África conhece melhor do que qualquer um a “maldição dos recursos naturais”, que se dá em regimes autoritários preocupados apenas com o lucro da mineração, e mantidos em seus postos graças a forças armadas bem equipadas e remuneradas. E, colocando aqui a China em foco, que, do lado de outros países em crescente expansão, se vê no meio de outra maldição, a “maldição dos recursos investidos”, porque terminam como cúmplices de Estados autocráticos. E quanto mais dependência há das matérias-primas dos fornecedores, mais se assegura a sobrevivência de seus governos. Não é questão de enxergar na China um bode espiatório para os problemas que pululam na África, mas sim é uma questão de sobrevivência.
O crescimento anual da população chinesa é de 20,3 milhões de habitantes, e não há outra maneira de suprir a demanda dessa população sem recursos, sendo que - energéticamente falando - a China consegue suprir apenas ¼ da sua demanda, enquanto os EUA por exemplo conseguem suprir ⅔ - isso, é claro, levando em conta as jazidas de petróleo do Canadá - infelizmente essas relações diplomático-econômicas que a China mantêm são o mal necessário, porque ou é isso, ou é ver algumas centenas de milhares de chineses morrendo de frio, fome, etc…
Para amenizar tudo isso, a China no mínimo deveria mudar parte de sua Política Interna. Em 1956-57 o Partido Comunista Chinês desenvolveu o conhecido Desabrochar das Cem Flores, a premissa era bela e ideologicamente perfeita, acima de tudo, ela teria sido perfeita se não tivesse desabrochado no Grande Salto Adiante, e culminado na famosa Revolução Cultural Chinesa, que de Cultural não teve nada. Todos esse acontecimentos levaram a China ao descrédito internamente e exteriormente. Existe um sábio provérbio, ao qual fiz uma adaptação para esse assunto: “Um país é como um espelho no qual o cidadão se vê, e, para o país, o cidadão é por sua vez um espelho no qual ele se vê no futuro”. Mas os cidadãos chineses, se espelham mais em seu país pelo medo e pela lavagem cerebral a à qual são submetidos do que por orgulho tenro enraizado na alma. Hoje a China passa pelo que parece ser um novo Desabrochar das Cem Flores, mas esperamos que todos os acontecimentos anteriores não se repitam. E quanto ao seu relacionamento com ditadores e a pior estirpe de dirigentes, não há o que fazer, podemos apenas olhar a China como um polvo a invadir as terras subsaarianas em busca do Sangue Negro.

Artigo escrito por Rennan Willian